Extrema: Vereador Carlão solicita ao executivo a instalação de sinal de WIFI aberto para a população da zona rural

Redação10 de maio de 20215min0
O edil fez encaminhou ao prefeito um pedido de análise para encaminhar um projeto

Nossa redação teve acesso a um pedido feito pelo vereador Carlos Henrique de Paula Tomaz (PSD) e encaminhado ao prefeito João Batista, relacionado à abertura de sinal de internet para todos os munícipes. Ele usa como exemplo os serviços já existentes em algumas cidades onde a Internet é Gratuita e com sinal de sinal de Wi-Fi aberto em diversos logradouros públicos, inclusive em bairros localizados na Zona Rural.

No pedido ele destaca que é um tema de assunto de interesse coletivo e solicita uma análise sobre a possibilidade de apresentar um Projeto e se positivo em qual prazo a população poderia contar com esse serviço. Caso a resposta seja negativa o edil solicita ainda que seja explicada a razão para que seja dada uma resposta para a população.

Segundo o vereador “a internet move o planeta hoje e as grandes maiorias das pessoas está conectada nas redes sociais através da rede mundial de computadores e o avanço já é uma realidade em outras cidades do mesmo porte de Extrema”.

Extrema já atende a um bom numero de pessoas em vários locais onde oferece Wi-Fi gratuito e certamente bairros como Furnas, Lajes, Mantiqueira, Jardim, Roseira, Tenentes, Tenentes Rural, Rodeio, Barreiro, Salto, Godoy seriam beneficiados na instalação de WiFi aberto nos espaços públicos. Carlão inclusive sugeriu o nome do projeto que seria chamado “Programa Wi-Fi Livre”.

Economia para o povo

Outro importante beneficio seria a economia que aliviaria as despesas das pessoas que esgotam rapidamente seus créditos ao navegar nas redes, pois com o sinal aberto não precisariam recarregar constantemente seus celulares com os créditos exigidos comercialmente. “As pessoas que têm celular com crédito, depois que acaba o crédito, não podem usar mais ou têm de pagar um adicional e em geral, isso acaba rápido, sobretudo para a juventude, que usa muito o sinal de internet e com a implantação do Projeto é só vir para a praça e usar à vontade, conversando com o namorado, com familiares distantes e ou fazer o dever de casa, pois o serviço estaria disponível 24 horas por dia”, afirmou o vereador.

De acordo com Carlão, além das praças e espaços públicos outros locais também poderão contar com sinal de internet gratuito em operação. A ideia é fazer com que o sinal de Wi-Fi Livre entre em operação com expansão para todas as praças em toda a cidade e em todos os espaços públicos, como as PSFs, Escolas, Quadras de Esporte, etc.

Segurança, lazer e interatividade

Segundo Carlão o “Programa Wi-Fi Livre” seria importante também para aumentar a segurança, especialmente facilitando eventuais necessidades de acionar os órgãos de segurança com mais facilidade, além de proporcionar lazer e fazer com que as pessoas comecem a participar mais da vida da cidade. “Com isso, elas vão ajudar a cuidar mais da cidade. A cidade vai tornar ela mais segura e por fim, vão recuperar a confiança de deixar suas casas e se utilizarem os equipamentos públicos”, disse e finalizou: “A cidade já tem uma estrutura com sinal aberto em diversos locais e certamente a ampliação pode ser facilitada para que o ‘Programa’ avance para mais bairros e espaços públicos com expansão para a Zona Rural”.

Redação


    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *